terça-feira, 7 de novembro de 2017

O Mágico de Oz (1939) e Onde Mora o Coração (2000)



Onde mora o coração - Where the heart is – é quase que uma recriação do clássico O Mágico de Oz. Onde mora o coração (2000), drama Americano dirigido por Matt Williams e escrito por Billie Letts tem a excelente interpretação de Natalie Portman e colegas de elenco. Novalee Nation (Portman) começa como uma adolescente inconsequente e sem o menor juízo (redundantemente) e termina dando a volta por cima com bastante esforço, trabalho e amizades fieis. Assim como Dorothy, Novalee começa usando um sapato vermelho e tem problemas com ele.

Novalee tem uma vida bastante miserável. Foi abandonada pela mãe aos 5 anos de idade, não teve muito estudo, morava em um trailer e saiu grávida com o namorado que havia roubado um carro. Para onde eles iam? Quais os planos? As perspectivas de trabalho? Nada disso existia... Como se não bastasse, Novalee foi abandonada pelo namorado no estacionamento de um supermercado quando parou para ir ao banheiro e comprar sapatos novos pois havia perdido os seus. Assim como Dorothy, Novalee não sabia qual caminho pegar.  

A situação é muito difícil e, a princípio, sem perspectivas. Mas, Novalee, se refugiando nas noites que se seguiram no supermercado, começou a fazer amizades no entorno. Assim como Dorothy, Novalee fez quatro amigos fieis.

De repente, saiu na TV, virou notícia por um dia: teve seu bebê no Wall Mart... Assim como Dorothy, ganhou presentes e flores, foi recebida com triunfo!

Natalee recebeu a possibilidade de trabalhar no supermercado, foi amparada por uma amiga e soube agarrar a oportunidade. No começo, ainda agiu como a adolescente sem responsabilidade, mas, cada vez mais foi deixando a ‘compulsão a repetição’ e passou a dirigir sua vida segundo seu desejo. Esse já havia sido o abismo que sua mãe havia entrado, saindo em busca de homens que não eram parceiros, apenas devastação em sua vida.

Assim, Novalee seguiu o caminho de sua escolha e não das ofertas de satisfações pulsionais que a vida lhe oferecia. Novalee cuidou de sua filha, foi fiel a seus amigos, trabalhou e construiu uma carreira seguindo o seu desejo. Nas horas vagas, a personagem tirava fotos de eventos e casamentos, chegando até a ganhar prêmio! Ou seja, a personagem tinha tudo para seguir os passos de sua mãe, ou mesmo de pessoas à sua volta: ter vários filhos com homens diferentes, ser alcóolatra, viver na miséria. Mas Novalee soube construir, trabalhar e recebeu presentes da vida com isso.

Presentes e oportunidades que, como psicanalista, é possível perceber que muitos recebem, mas poucos de fato aproveitam e fazem jus a essas oportunidades.

Para esse caminho de construção de um lar, assim como Dorothy, Novalee precisou de coragem, de cérebro e de coração, tudo ela conquistou com a parceria de amigos fieis. No meio do filme temos até um tornado, semelhança mais do que explicita com o maravilhoso Magico de Oz. Sendo o Mágico de Oz representado pelo instrutor de fotografia... a volta ao lar se dá com a construções de nossos projetos e sonhos!  

Novalee se autorizou a crescer e fez escolhas que sustentaram seus projetos (trabalho, maternidade, amizade, vida), independentemente das circunstâncias iniciais. Somente um projeto ela teve dificuldade em se autorizar: o de ter um relacionamento bacana com um homem inteligente e sensível. Ela ainda se via como aquela menina franzina e abandonada (pela mãe e pelo namorado). Nem sempre o aparelho psíquico acompanha o crescimento da pessoa, isso gera a baixa auto-estima e o complexo de inferioridade, pontos tão danosos para a vida do sujeito. Foi somente quando ela se deparou com a castração, com o pai de sua filha amputado, que ela se deu conta de que a vida era curta e ela mesma quem deveria se autorizar a realizar mais um de seus sonhos e, mais uma vez, Novalee seguiu o caminho de seu coração. 

Por: Fabiana Ratti, psicanalista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário